Ciências
HABILIDADES:
(EF05CI01) Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais- como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a força mecânica (dureza, elasticidade etc.), entre outras.
Objetivos de aprendizagens
-Perceber as reações que ocorrem em uma mistura;
-Diferenciar mistura heterogenia de homogenia;
-Saber o conceito dos diferentes tipos de misturas;
-Realizar experimentos e produzir um relato sobre ele;
-Reconhecer cada passagem de estado físico da matéria;
Tipos de Misturas
A grande maioria dos materiais encontrados na natureza, em nossa sociedade e em nosso corpo não são substâncias puras, mas, na verdade, misturas de duas ou mais substâncias.
Misturas Homogêneas.
São aquelas que apresentam um aspecto uniforme, com uma única fase (monofásica).
Os exemplos acima mostram que as misturas homogêneas podem estar no estado sólido, líquido ou gasoso. Essas misturas homogêneas são chamadas de soluções e elas não podem ser separadas por métodos físicos, mas apenas por técnicas químicas. Para separar o álcool da água, por exemplo, é necessário realizar um processo de destilação, pois uma centrifugação ou filtração não adiantariam.
Exemplos:
· soro fisiológico (0,9 g de cloreto de sódio em 100 mL de água);
· salmoura (36 g de sais, como o cloreto de sódio, cloreto de magnésio, iodato de potássio, antiumectantes e 100 mL de água);
· álcool hidratado (etanol e água);
Misturas Heterogêneas:
São aquelas que apresentam mais de uma fase. Exemplos: água e óleo, água e areia, gelo e água, granito, água e ferro, sal não dissolvido na água etc.
Os componentes das misturas heterogêneas aparecem, na maioria dos casos, em estados físicos diferentes e podem ser separados por métodos físicos. Um exemplo ocorre quando fazemos café e filtramos o sólido, separando-o do líquido.
Comentários
Postar um comentário