Correção das atividades de Português
Correção das atividades de Língua Portuguesa –
14-04- História em Quadrinhos HQ
1-Vamos interpretar a tirinha de
“Otto e Heitor”.
a)No
quadrinho 1, Otto começa a dar um alerta ao Heitor. Leia até o final e diga o
que o menino queria alerta.
R:Ele
queria alertar sobre o fato do seu sapato estar desamarrado e ele correr o
risco de cair .
b)Nos
quadrinhos 2,3 e 4 quais são os recursos de linguagem não verbal utilizados
pelo autor? Depois escreva o que aconteceu com o Heitor nessa sequência.
R:O
autor do quadrinho utiliza as onomatopeias, para expressar surpresa e dor do
personagem Heitor durante a queda.
c)Quem
está falando no balãozinho do último quadrinho?
R:O
personagem Otto é o responsável pela última fala da tirinha.
d)
Você reparou nas reticências que aparecem no primeiro e último quadrinho? O que
elas significam?
R:As
reticências querem mostrar que durante a fala do personagem Otto, o outro
personagem (Heitor), teve a queda, ou seja, a continuação da fala de um mesmo
personagem.
2-Leia
e responda:
a)A
palavra claro, no segundo quadrinho, significa:
(
) o contrário de escuro ( ) o
contrário de pode
(
) o mesmo que escuro. ( X ) o mesmo que pode.
b)
Mônica ficou aborrecida por que:
(
)entendeu diferente o sentido da palavra pintar.
(
)implicou com o assobio do Cebolinha.
(X)pensou
que o amigo ia pintar o retrato dela.
(
) respondeu apressadamente a pergunta.
c)Os
três quadrinhos mostram Cebolinha:
(
) caminhando na direção da escola.
(
) indo para uma escola de pintura.
(X)vestindo-se
como um pintor de quadros.
(
)voltando alegremente da aula de música.
d)O
primeiro e o terceiro quadrinho indicam que o personagem está:
(X)
assobiando uma melodia.
(
)pensando na nota da prova.
(
) atrasado para a aula de música.
(
) querendo ir embora depressa.
e)O
ponto de interrogação em : “Mônica, posso te pintar?” indica que Cebolinha
está:
( ) concordando
(X)perguntando
( )afirmando
( )obedecendo
f)Este texto é uma história em quadrinhos por que:
(
)emprega palavras poucos usadas e difíceis de entender.
(
)ensina a fazer uma pintura.
(X)
combina imagens e palavras para contar uma história.
(
)repete muitas informações já conhecidas.
Comentários
Postar um comentário