Atividade Ensino Religioso Aluno José
Ensino Religioso
Habilidade
(EF05ER01)
Identificar e respeitar acontecimentos sagrados de diferentes culturas e
tradições religiosas como recurso para preservar a memória.
Objetivo de
aprendizagem:
-Reconhecer a
importância da alteridade e do respeito às diferenças na convivência com
pessoas de diferentes crenças e religiões;
-Identificar a
diversidade cultural religiosa,exercitando o diálogo inter-religioso;
-Conhecer os textos
sagrados, identificando-as como métodos e práticas que permitem a relação com o
sagrado;
-Identificar
rituais, estabelecendo seus significados;
-Identificar
espaços sagrados, analisando a sua função religiosa e social.
*Habilidades e Objetivos não devem ser copiados no caderno, não esqueça de deixar o seu nome nos comentários.
(O texto “Para
refletir” pode ser colado no caderno, caso você consiga realizar a impressão)
Para
refletir Emerli
Schlogl Há
pessoas que se sentem donas da verdade, por isso tentam de todos os modos
mudar o pensamento dos outros. Foi
o que aconteceu com os portugueses durante a colonização do Brasil. Eles
trouxeram para o Brasil a sua religião, e obrigaram muitos povos indígenas e
negros a abandonarem suas crenças. Com este
comportamento aconteceu e ainda acontece, uma grande desvalorização do outro. O
desrespeito pela liberdade individual deixa marcas profundas de amargura nos
povos dominados. Isto
acontece com todos nós quando não somos ouvidos e respeitados em nossa forma
de viver e de acreditar. Se
formos obrigados a mudar, a dotar um estilo de vida que não nos agrada para
sermos felizes, sentimos profunda revolta e tentamos resistir. O
mundo não precisa de mais católicos, mais budistas, mais espíritas, mais
evangélicos, mais umbandistas. O mundo precisa sim, de católicos, budistas,
espíritas, evangélicos, umbandistas que vivam a sua religião, e que
compartilhem este mundo com pessoas credos, respeitando-se mutuamente e
trabalhando juntas para o bem-estar de todos. |
Atividade
1-A partir do texto que você leu, crie acrósticos com as
palavras: religião e diálogo.
(fotografe seu acróstico e envie para a professora)
(-Copiar o texto abaixo)
Uma
boa notícia
“A boa notícia é que, bem pertinho da capital do Brasil, numa
vila de pouco mais de mil moradores chamada Área Alfa, católicos e evangélicos
dividem o mesmo templo.
No princípio, a Capela Sagrado Coração de
Jesus e Maria era só dos católicos. Os evangélicos faziam seus cultos
numa pequena casa desocupada, mas tiveram que abandoná-la. Ficaram
sem templo. Mas por pouco tempo.
Logo, a fé dos evangélicos acabou sendo
acolhida pela capela dos católicos. Há três anos, todo domingo é assim:
primeiro vem a missa, e os católicos rezam, terminada a missa, é a hora do
culto, e os evangélicos oram, no mesmo lugar onde antes se celebrava a missa.
Mas e as imagens dos santos católicos,
que tantas manifestações de intolerância têm causado? Ah, os evangélicos recolhem
cuidadosamente as imagens do Sagrado Coração de Jesus, Imaculada Conceição de
Maria, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Rosário, guardam com todo
cuidado num quartinho e começam culto.
Os católicos dizem que compartilhar o mesmo
teto com os evangélicos deu um bom fruto do diálogo religioso, e que todos são
cristãos, e que o templo é de todos.
Os evangélicos agradecem
- e contam: quando os católicos têm problemas, pedem aos evangélicos
que orem por eles, e os católicos retribuem, rezando pelos evangélicos”.
Atividades
1-Crie uma história em quadrinhos a partir da ideia do texto que
você leu acima. (Não esqueça de fotografar e
enviar para a professora)
2-Encontre uma música religiosa e escreva um trecho dela em seu
caderno , em seguida faça a ilustração.
Comentários
Postar um comentário