Atividades Português Aluno José
Língua
Portuguesa
Gênero:
História em Quadrinho e Tirinhas
Habilidades
(EF15LP04) Identificar o efeito
de sentido produzido pelo uso de recursos expressos gráfico-visuais em textos
multissemiótico.
(EF35LP01) Ler e compreender,
silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com a autonomia e fluência, textos
curtos com nível de textualidade adequado.
(EF35LP03) Identificar a ideia
central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF15LP14)Construir o sentido de
histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e
interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeia)
(EF15LP14)Interpretar
recursos gráficos( tipos de balões, de letras, onomatopeia)
Objetivos de Aprendizagens
-Reconhecer o uso dos balões em cada
situação do quadrinho;
-Produzir histórias em quadrinhos,
com sequencia adequada as imagens;
-Saber a função de cada pontuação em
uma frase;
-Saber a diferença entre uma tirinha
e a história em quadrinho;
-Utilizar adequadamente das
onomatopeias;
-Produzir (criar) sua própria
onomatopeia;
-Perceber o sentido da onomatopeia,
nos textos apresentados;
- Identificar os elementos
organizacionais e estruturais de tirinhas e sua finalidade.
- Interpretar textos que conjugam
duas linguagens – a verbal e a não-verbal.
- Identificar o efeito de sentido
decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
- Estabelecer relações de
continuidade temática entre os quadrinhos.
Metodologia
-Atenção os textos
escritos dentro do quadro não precisam ser copiados, foram publicados no Blog
apenas para leitura ( conhecimento).
História em quadrinho e Tirinhas
As histórias em quadrinhos são narrativas gráficas, ou seja,
histórias narradas compostas por imagem e texto. Sua denominação varia entre
arte sequencial (nome atribuído pelo famoso quadrinista americano Will Eisner),
narrativa figurada e literatura ilustrada. As histórias em quadrinhos
podem ser vistas como revistas ou em jornais, no formato de tirinhas.
Tirinhas
Um gênero textual de cunho
humorístico e às vezes político, muito comum em jornais, cuja constituição se
estabelece pela combinação de frases curtas, geralmente de efeito ambíguo,com
desenhos que ilustram e complementam o sentido da obra.Pequena sequência de ilustrações
no formato de quadrinhos
O texto abaixo não
precisa ser copiado.
Características da tirinha e HQs: *O diálogo entre os personagens aparece através
de balões, sendo que eles variam muito de formato, como por exemplo, linhas
contínuas, interrompidas (fala sussurrada), ziguezagueadas (demonstrando um
grito, um som de rádio ou televisão), ou em forma de nuvem (simbolizando o
pensamento dos personagens). |
histórias em quadrinhos do Brasil
Balões
Há vários
tipos de balões nas histórias em quadrinhos. Os balões contém a fala ou o
pensamento das personagens.
O formato de
cada um deles indica quem fala e de que forma fala, certo? Além disso, vimos
também que são usadas onomatopeias para traduzir em forma de palavra
os sons da história (som de trovão, de abelha, de choro, de soluço…) .
O texto abaixo não precisa ser
copiado.
·
balão apêndice:
quando o rabicho do balão não é direcionado ao personagem; “indica que a voz
está sendo emitida por alguém que não aparece na ilustração”; ·
balão intercalado:
ligado ao balão inferior, para indicar falas e pausas de um mesmo personagem,
seja no diálogo com o interlocutor na cena, seja como hesitação; ·
balão trêmulo:
apresenta-se em linhas tortas, sugere medo ou voz tenebrosa; ·
e outros:
balão-de-linhas-quebradas, balão-vibrado, balão-glacial, balão-uníssono,
balão-zero ou ausência de balão, balão-mudo, balões-duplos, balão-sonho,
balão de apêndice cortado, balões especiais, etc. O balão também sinaliza a ordem de fala dos personagens. Deve-se
lembrar que a leitura dos quadrinhos no Brasil e no Ocidente é feita da
esquerda para direita. |
Uso de onomatopeias
Alguns sons também possuem
representações específicas nas histórias em quadrinhos. Veja a seguir:
Trrrimm, trrrimmm |
Toque de
telefone |
Smack |
Beijo |
Tic-tac |
Som do
relógio |
Bum! |
Explosão |
Sniff, sniff |
Choro |
Au-au |
Latido |
Atchim |
Espirro |
Blá-blá-blá |
Conversa
fiada |
Bibi |
Buzina |
Coff, coff! |
Tosse |
Fiu, fiu! |
Assovio |
Glub, glub! |
Beber algo |
Quá-quá-quá |
Risadas |
Zzzzz |
Dormir |
Atividades
1-Vamos interpretar a tirinha de “Otto e Heitor”.
a)No quadrinho 1, Otto começa a dar
um alerta ao Heitor. Leia até o final e diga o que o menino queria alerta.
b)Nos quadrinhos 2,3 e 4 quais são os
recursos de linguagem não verbal utilizados pelo autor? Depois escreva o que
aconteceu com o Heitor nessa sequência.
c)Quem está falando no balãozinho do
último quadrinho?
d) Você reparou nas reticências que
aparecem no primeiro e último quadrinho? O que elas significam?
2-Leia e responda:
a) A palavra claro,
no segundo quadrinho, significa:
(
) o contrário de escuro ( ) o
contrário de pode
(
) o mesmo que escuro. ( ) o
mesmo que pode.
b)
Mônica ficou aborrecida por que:
(
)entendeu diferente o sentido da palavra pintar.
(
)implicou com o assobio do Cebolinha.
(
)pensou que o amigo ia pintar o retrato dela.
(
) respondeu apressadamente a pergunta.
c)Os
três quadrinhos mostram Cebolinha:
(
) caminhando na direção da escola.
(
) indo para uma escola de pintura.
(
)vestindo-se como um pintor de quadros.
(
)voltando alegremente da aula de música.
d)O
primeiro e o terceiro quadrinho indicam que o personagem está:
(
) assobiando uma melodia.
(
)pensando na nota da prova.
(
) atrasado para a aula de música.
(
) querendo ir embora depressa.
e)O
ponto de interrogação em : “Mônica, posso te pintar?” indica que Cebolinha
está:
( ) concordando ( )perguntando
( )afirmando ( )obedecendo
f)Este
texto é uma história em quadrinhos por que:
(
)emprega palavras poucos usadas e difíceis de entender.
(
)ensina a fazer uma pintura.
(
) combina imagens e palavras para contar uma história.
(
)repete muitas informações já conhecidas.
Comentários
Postar um comentário