Correção das atividades - Ensino Religioso e Ciências Aluno José
Correção das atividades - Ensino Religioso e Ciências
03/04 e 08/4– Ensino Religioso e
09/04 – Movimentos da Terra (Ciências)
Atividades
1-Desenhe o mapa do
Brasil em seu caderno, e represente com desenhos ou recortes de gravuras a
diversidade cultural religiosa existente em nosso país. Depois crie um texto
descrevendo o que você representou.
(Poderia ser desenhado o mapa do Brasil e dentro dele colocado
os símbolos de cada religião)
(Ou poderia ser desenhado imagens dentro do mapa que represente
cada uma das religiões)
2-Responda de acordo
com o que você leu no texto acima:
a)O que é cultura?
R:Falamos que cultura é o jeito ou o
modo de ser de um povo. É um conjunto de valores materiais e espirituais que
fazem parte do modo de vida de um povo ou grupo social.
b)Em que
podemos perceber as manifestações da religiosidade do povo brasileiro?
R: Podemos perceber as
manifestações da religiosidade presentes em toda parte: no grande número de
templos e igrejas, no comércio, na mídia, nos nomes de vilas, cidades, ruas e
escolas, nas festas e feriados religiosos, nos costumes, na fala do povo, etc.
c)O que está
ficando cada vez mais comum em alguns países e no Brasil?
R:
Está ficando comum em alguns países e no Brasil, as pessoas de diferentes
religiões se reunirem para dialogar, e juntas pensar e planejar a construção de
um mundo solidário, humano e justo.
d)Por que é
importante conhecer as outras religiões?
R: É importante conhecer as outras religiões para respeitar
e compreender as diferenças religiosas existentes no mundo.
3-Procure no
dicionário o significado de:
Cidadão: habitante da cidade, indivíduo que, como membro de um
Estado, usufrui de direitos civis e políticos por este garantidos e desempenha
os deveres que, nesta condição, lhe são atribuídos
Preconceito: qualquer opinião ou
sentimento concebido sem exame crítico, sentimento hostil, assumido em
consequência da generalização apressada de uma experiência pessoal ou imposta
pelo meio; intolerância.
Fanatismo: zelo religioso obsessivo que pode levar a extremos de
intolerância., faccionismo partidário; adesão cega a um sistema ou doutrina;
dedicação excessiva a alguém ou algo; paixão.
Atividades -
Referente ao texto “O diálogo inter-religioso”
1-Responda de
acordo com o texto acima:
a)O que é diálogo
inter-religioso?
R: Diálogo
inter-religioso é a busca do entendimento entre pessoas de diferentes religiões.
b)O diálogo
inter-religioso é uma possibilidade para quê?
R: O diálogo inter-religioso é uma possibilidade
para conhecer o diferente e construir o respeito mútuo.
C)O que significa
dialogar com o outro?
R:
Dialogar com o outro não é discutir agressivamente, nem querer convencer o
outro que a minha religião, igreja, cultura ou ponto de vista é melhor, mas é
uma atitude de valorização do outro nas suas diferenças sem julgamento e sem
preconceito.
d) O diálogo
inter-religioso é uma possibilidade para a construção do quê?
R:
O diálogo inter-religioso é uma possibilidade de construção da paz e da amizade
entre pessoas de diferentes culturas e religiões.
2-Pesquise no
dicionário o significado de...
Diálogo: fala em que há a
interação entre dois ou mais indivíduos; colóquio, conversa., contato e
discussão entre duas partes (p.ex., em busca de um acordo); troca de ideias.
Religião: crença na existência de um poder ou princípio superior,
sobrenatural, do qual depende o destino do ser humano e ao qual se deve
respeito e obediência., postura intelectual e moral que resulta
dessa crença.
Igreja: comunidade composta por cristãos, que forma um corpo
social organizado, instituído por Jesus Cristo., o conjunto dos cristãos
católicos; catolicismo.
3-Ilustre com
desenhos o texto acima e depois comente o que você conseguiu representar.
(Pessoal)
Ciências
Movimentos da Terra.
Atividades
1-Sobre o movimento de rotação, pode-se afirmar que:
I. consiste na volta que a terra dá em torno do seu próprio eixo
(de si mesma) e é realizado de oeste para leste;
II. tem duração de aproximadamente 24 horas e é responsável pela incidência da
luz solar por todo o Equador;
III. é responsável pela alternância entre os dias e as noites.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
d) Somente a afirmativa II é verdadeira.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.
2-A Terra, assim como todos os corpos celestes presentes no
universo, não está parada. Ao todo, são dezenas de diferentes formas de
deslocamento realizadas pelo nosso planeta. Assinale, entre as alternativas a
seguir, aquela que não indica um dos fenômenos de movimentação terrestre:
a) rotação
b) nutação
c) precessão dos equinócios
d) inclinação
e) revolução
3- Entre todos os movimentos realizados pela Terra, a rotação e
a translação são consideradas como os dois mais importantes, pois são os que
exercem maior influência no cotidiano das sociedades. As consequências
principais da rotação e da translação da Terra são, respectivamente,
a) a intercalação das atividades solares e a variação cíclica
dos climas
b) a ocorrência das estações do ano e a sucessão dos dias e
noites
c) a sucessão dos dias e noites e a ocorrência das estações do
ano
d) a existência dos solstícios e equinócios e a duração do ano
em 365 dias.
e) a duração dos ciclos solares e a diferenciação entre climas
frios e quentes.
4-O deslocamento do periélio é registrado como um dos movimentos
da Terra, mas não é tão lembrado por dois motivos: não exerce uma influência
tão grande sobre a vida no planeta e também por apresentar um ciclo muito
longo, que totaliza os 21 mil anos. Mas, afinal, o que é o periélio?
a) é a forma com que a Terra se desloca em torno do seu próprio
eixo.
b) é o movimento aparente da Terra ao longo do universo.
c) é o eixo da translação terrestre.
d) é a distância mínima da órbita terrestre em relação ao sol.
e) é a distância máxima da órbita terrestre em relação ao sol.
5- A relação Sol-Terra faz com que em qualquer lugar do planeta
existam diferenças no tempo atmosférico. Essas diferenças têm origem em dois
fatores principais, que são os movimentos de rotação e de translação. Analise
as alternativas a seguir e identifique a INCORRETA no que se refere à
influência desses movimentos no tempo atmosférico e climas da Terra.
a) É o movimento de rotação que determina os ciclos da produção
agrícola e, portanto, indica quando plantar, quando colher, quando guardar e
quando descansar.
b) Se a Terra não tivesse o movimento de rotação, a face
iluminada seria tórrida e a face escura, gelada, sendo impossível a vida no
planeta.
c) O movimento de translação é que determina a duração do
fotoperíodo diário, sendo que, para o hemisfério Sul, a maior duração do dia
iluminado ocorre em 22 de dezembro, quando inicia o verão.
d) O movimento de rotação é o responsável pela exposição do
planeta à luz solar, fazendo com que haja certo equilíbrio em relação à
temperatura, pois gera os dias e noites.
6-Como acontece as
alternâncias entre dias e noites?
R: O
planeta Terra faz um movimento contínuo de Rotação, no qual ela gira em torno
do seu próprio eixo. Esse movimento de Rotação é realizado no sentido oeste-leste. Vem daí as
percepções que temos de ‘dia’ e ‘noite’.
7-Por que é DIA
neste momento? (se a aula for de noite, por que é NOITE?)
R: Na medida em que vai girando, a Terra não expõe um
mesmo lado para o Sol. Sendo assim, enquanto a Terra gira, inclinada em seu
eixo de rotação, o Sol ilumina diferentes regiões em momentos também
diferentes, ou seja, é dia porque neste momento é a parte do planeta que o Sol
está iluminando.
8-Quem se move na
realidade: o Sol ou a Terra?
R:Apesar
de parecer que o Sol se move, na realidade quem se movimenta é a Terra.
Ela que roda em torno do sol, realizando o movimento que chamamos de translação.
9-Que observações
práticas nos permitem responder essas questões?
R:A
partir das alternâncias entre dias e noites, percebemos que a Terra está se
movimentando.
10-Como podemos
concluir qual o formato da terra?
R: Com a utilização de instrumentos
altamente avançados, como, por exemplo, os satélites artificiais e as sondas
espaciais, observando o formato da terra projetada na lua .
11-Qual é o formato
da sombra da Terra projetada sobre a Lua durante um eclipse lunar?
R:A
Terra apresenta um formato redondo.
12-O que ocorre quando são realizadas longas viagens (de navio ou avião) sempre
na mesma direção?
R:Temos
a impressão de que o sol realiza o seu movimento em torno da Terra.
Comentários
Postar um comentário