Correção das atividades - Ensino Religioso e Ciências Aluno José

Correção das atividades - Ensino Religioso e Ciências

 

03/04  e 08/4– Ensino Religioso  e 

09/04 – Movimentos da Terra (Ciências)

                                                            

Atividades

 

1-Desenhe o mapa do Brasil em seu caderno, e represente com desenhos ou recortes de gravuras a diversidade cultural religiosa existente em nosso país. Depois crie um texto descrevendo o que você representou. 

 


(Poderia ser desenhado o mapa do Brasil e dentro dele colocado os símbolos de cada religião)

 


 

(Ou poderia ser desenhado imagens dentro do mapa que represente cada uma das religiões)

 

 

 

2-Responda de acordo com o que você leu no texto acima:

a)O que é cultura?

R:Falamos que cultura é o jeito ou o modo de ser de um povo. É um conjunto de valores materiais e espirituais que fazem parte do modo de vida de um povo ou grupo social.

 

 b)Em que podemos perceber as manifestações da religiosidade do povo brasileiro?

R: Podemos perceber as manifestações da religiosidade presentes em toda parte: no grande número de templos e igrejas, no comércio, na mídia, nos nomes de vilas, cidades, ruas e escolas, nas festas e feriados religiosos, nos costumes, na fala do povo, etc.

 

c)O que está ficando cada vez mais comum em alguns países e no Brasil? 

R: Está ficando comum em alguns países e no Brasil, as pessoas de diferentes religiões se reunirem para dialogar, e juntas pensar e planejar a construção de um mundo solidário, humano e justo.

 

 

d)Por que é importante conhecer as outras religiões?

R: É importante conhecer as outras religiões para respeitar e compreender as diferenças religiosas existentes no mundo.

 

3-Procure no dicionário o significado de:

 

Cidadão: habitante da cidade, indivíduo que, como membro de um Estado, usufrui de direitos civis e políticos por este garantidos e desempenha os deveres que, nesta condição, lhe são atribuídos

 

Preconceito: qualquer opinião ou sentimento concebido sem exame crítico, sentimento hostil, assumido em consequência da generalização apressada de uma experiência pessoal ou imposta pelo meio; intolerância.

 

Fanatismo: zelo religioso obsessivo que pode levar a extremos de intolerância., faccionismo partidário; adesão cega a um sistema ou doutrina; dedicação excessiva a alguém ou algo; paixão.

 

 


 

   Atividades  - Referente ao texto “O diálogo inter-religioso”

 

 

1-Responda de acordo com o texto acima:

 

a)O que é diálogo inter-religioso? 

R: Diálogo inter-religioso é a busca do entendimento entre pessoas de diferentes religiões.

 

 

b)O diálogo inter-religioso é uma possibilidade para quê? 

R: O diálogo inter-religioso é uma possibilidade para conhecer o diferente e construir o respeito mútuo.

 

 

C)O que significa dialogar com o outro? 

R: Dialogar com o outro não é discutir agressivamente, nem querer convencer o outro que a minha religião, igreja, cultura ou ponto de vista é melhor, mas é uma atitude de valorização do outro nas suas diferenças sem julgamento e sem preconceito.

 

 

d) O diálogo inter-religioso  é uma possibilidade para a construção do quê?

R: O diálogo inter-religioso é uma possibilidade de construção da paz e da amizade entre  pessoas de diferentes culturas e religiões.

 

2-Pesquise no dicionário o significado de...

 

Diálogo: fala em que há a interação entre dois ou mais indivíduos; colóquio, conversa., contato e discussão entre duas partes (p.ex., em busca de um acordo); troca de ideias.

 

Religião: crença na existência de um poder ou princípio superior, sobrenatural, do qual depende o destino do ser humano e ao qual se deve respeito e obediência.,  postura intelectual e moral que resulta dessa crença.

 

Igreja: comunidade composta por cristãos, que forma um corpo social organizado, instituído por Jesus Cristo., o conjunto dos cristãos católicos; catolicismo.

 

 

3-Ilustre com desenhos o texto acima e depois comente o que você conseguiu representar.

(Pessoal)

 

 

 

 

 

Ciências

Movimentos da Terra.


Atividades

1-Sobre o movimento de rotação, pode-se afirmar que:

 

I. consiste na volta que a terra dá em torno do seu próprio eixo (de si mesma) e é realizado de oeste para leste;
II. tem duração de aproximadamente 24 horas e é responsável pela incidência da luz solar por todo o Equador;
III. é responsável pela alternância entre os dias e as noites.

 

Assinale a alternativa correta.

 

a) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
d) Somente a afirmativa II é verdadeira.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

 

2-A Terra, assim como todos os corpos celestes presentes no universo, não está parada. Ao todo, são dezenas de diferentes formas de deslocamento realizadas pelo nosso planeta. Assinale, entre as alternativas a seguir, aquela que não indica um dos fenômenos de movimentação terrestre:

 

a) rotação

b) nutação

c) precessão dos equinócios

d) inclinação

e) revolução

 

 

3- Entre todos os movimentos realizados pela Terra, a rotação e a translação são consideradas como os dois mais importantes, pois são os que exercem maior influência no cotidiano das sociedades. As consequências principais da rotação e da translação da Terra são, respectivamente,

 

a) a intercalação das atividades solares e a variação cíclica dos climas

b) a ocorrência das estações do ano e a sucessão dos dias e noites

c) a sucessão dos dias e noites e a ocorrência das estações do ano

d) a existência dos solstícios e equinócios e a duração do ano em 365 dias.

e) a duração dos ciclos solares e a diferenciação entre climas frios e quentes.

 

 

4-O deslocamento do periélio é registrado como um dos movimentos da Terra, mas não é tão lembrado por dois motivos: não exerce uma influência tão grande sobre a vida no planeta e também por apresentar um ciclo muito longo, que totaliza os 21 mil anos. Mas, afinal, o que é o periélio?

 

a) é a forma com que a Terra se desloca em torno do seu próprio eixo.

b) é o movimento aparente da Terra ao longo do universo.

c) é o eixo da translação terrestre.

d) é a distância mínima da órbita terrestre em relação ao sol.

e) é a distância máxima da órbita terrestre em relação ao sol.

 

 

5- A relação Sol-Terra faz com que em qualquer lugar do planeta existam diferenças no tempo atmosférico. Essas diferenças têm origem em dois fatores principais, que são os movimentos de rotação e de translação. Analise as alternativas a seguir e identifique a INCORRETA no que se refere à influência desses movimentos no tempo atmosférico e climas da Terra.

 

a) É o movimento de rotação que determina os ciclos da produção agrícola e, portanto, indica quando plantar, quando colher, quando guardar e quando descansar.

b) Se a Terra não tivesse o movimento de rotação, a face iluminada seria tórrida e a face escura, gelada, sendo impossível a vida no planeta.

c) O movimento de translação é que determina a duração do fotoperíodo diário, sendo que, para o hemisfério Sul, a maior duração do dia iluminado ocorre em 22 de dezembro, quando inicia o verão.

d) O movimento de rotação é o responsável pela exposição do planeta à luz solar, fazendo com que haja certo equilíbrio em relação à temperatura, pois gera os dias e noites.

 

 

 

6-Como acontece as alternâncias entre dias e noites?

R: O planeta Terra faz um movimento contínuo de Rotação, no qual ela gira em torno do seu próprio eixo. Esse movimento de Rotação é realizado no sentido oeste-leste. Vem daí as percepções que temos de ‘dia’ e ‘noite’.

 

7-Por que é DIA neste momento? (se a aula for de noite, por que é NOITE?)

R: Na medida em que vai girando, a Terra não expõe um mesmo lado para o Sol. Sendo assim, enquanto a Terra gira, inclinada em seu eixo de rotação, o Sol ilumina diferentes regiões em momentos também diferentes, ou seja, é dia porque neste momento é a parte do planeta que o Sol está iluminando.

 

8-Quem se move na realidade: o Sol ou a Terra?

R:Apesar de parecer que  o Sol se move, na realidade quem se movimenta é a Terra. Ela que roda em torno do sol, realizando o movimento que chamamos de translação.

 

 

9-Que observações práticas nos permitem responder essas questões?

R:A partir das alternâncias entre dias e noites, percebemos que a Terra está se movimentando.

 

 

 

10-Como podemos concluir qual o formato da terra?

R: Com a utilização de instrumentos altamente avançados, como, por exemplo, os satélites artificiais e as sondas espaciaisobservando o formato da terra projetada na lua .

 

11-Qual é o formato da sombra da Terra projetada sobre a Lua durante um eclipse lunar?

R:A Terra apresenta um formato redondo.


12-O que ocorre quando são realizadas longas viagens (de navio ou avião) sempre na mesma direção?

R:Temos a impressão de que o sol realiza o seu movimento em torno da Terra.

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades Matemática- Aluno : José

Atividade Ensino Religioso Aluno José