Atividades PortuguÊs

Língua Portuguesa

Habilidades

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as  condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressos gráfico-visuais em textos multissemiótico.

 (EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

*Construir compreensão global do texto lido,unificando e inter-relacionando informações explicitas e implícitas.

(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.

(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

 (EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema/grafema.

(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais,possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.

(EF15LP14)Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopéia)

(EF15LP14)Interpretar recursos gráficos( tipos de balões, de letras, onomatopeia)



Objetivo de aprendizagem:


-Produzir histórias em quadrinhos com autonomia,

-Utilizar de forma correta as pontuações;

-Reconhecer o uso dos balões em cada situação do quadrinho;

-Produzir histórias em quadrinhos, com sequência adequada as imagens;

-Saber a diferença entre uma tirinha e a história em quadrinho;

-Utilizar adequadamente das onomatopeias;

-Produzir (criar) sua própria onomatopeia;

-Perceber o sentido da onomatopeia, nos textos apresentados;

- Identificar os elementos organizacionais e estruturais de tirinhas e sua finalidade.

- Interpretar textos que conjugam duas linguagens – a verbal e a não-verbal.

- Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

- Estabelecer relações de continuidade temática entre os quadrinhos.


Garopaba, 22 de maio de 2020.

                                           Pronome

Pronome é a palavra que se usa em lugar do nome, ou a ele se refere, ou ainda, que acompanha o nome qualificando-o de alguma forma.

 

Exemplos:

A moça era mesmo bonita. 

Ela morava nos meus sonhos!

 

Existem vários tipos de pronomes: pronomes pessoais, pronomes possessivos, pronomes demonstrativos, pronomes interrogativos, pronomes relativos e pronomes indefinidos. Além desta classificação principal, os pronomes também podem ser classificados em pronomes adjetivos e pronomes substantivos.

 

Pronomes pessoais

1. Pronomes pessoais

Os pronomes pessoais indicam as pessoas gramaticais, também chamadas de pessoas do discurso (Eu, tu, ele, nós, vós, eles). Eles podem pertencer ao caso reto e ao caso oblíquo. Para cada pronome reto, há um correspondente no caso oblíquo. Veja a explicação!

PRONOMES PESSOAIS

Pessoa do discurso

CASO RETO

CASO OBLÍQUO

1ª pessoa do singular

eu

me, mim, comigo

2ª pessoa do singular

tu

te, ti, contigo

3ª pessoa do singular

ele, ela

o, a, lhe, se, si, consigo

1ª pessoa do plural

nós

nos, conosco

2ª pessoa do plural

vós

vos, convosco

3ª pessoa do plural

eles, elas

os, as, lhes, se, si, consigo

 

 Lorenzo saiu de férias. Ele vai viajar. (pronome reto – função sujeito)

II. Alguém me chamou? (pronome oblíquo – função de complemento)

 

Pronomes possessivos

Pronomes possessivos transmitem, principalmente, uma relação de posse, ou seja, indicam que alguma coisa pertence a uma das pessoas do discurso.Os pronomes possessivos estabelecem a ideia de posse entre o objeto e as três pessoas do discurso. Portanto:

PRONOMES POSSESSIVOS

Pessoa

Singular

Plural

meu, minha

meus, minhas

teu, tua

teus, tuas

seu, sua

seus, suas

nosso, nossa

nossos, nossas

vosso, vossa

vossos, vossas

seu, sua

seus, suas

I. O carro é meu. (Objeto pertence à 1ª pessoa do discurso – eu)

II. Nossa casa é linda. (Objeto pertence à 1ª pessoa do discurso – nós)

III. Sua roupa está suja. (Objeto pertence à 3ª pessoa do discurso – ele ? ela)

 

Pronomes demonstrativos

Indica a localização dos seres em relação ao espaço e ao tempo. Também se relaciona às três pessoas do discurso, determinando a proximidade entre elas e o objeto. Flexiona-se em gênero e número.

PRONOMES DEMONSTRATIVOS

Pessoa

Variáveis

Invariáveis

este, esta, estes, estas

isto

esse, essa, esses, essas

isso

aquele, aquela, aqueles, aquelas

aqui

Minha bolsa é aquela.
Esta é minha caneta.

Essa camisa está suja.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades Matemática- Aluno : José

Atividade Ensino Religioso Aluno José