Língua Portuguesa Aluno José
Língua Portuguesa
Habilidades
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que
circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a
rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital,
reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a
quem se destinam.
(EF15LP02) Estabelecer
expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos
sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus
conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção
desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências
textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio
etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a
leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar
informações explícitas em textos.
(EF15LP04)
Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressos
gráfico-visuais em textos multissemiótico.
(EF35LP03) Identificar
a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
*Construir compreensão
global do texto lido,unificando e inter-relacionando informações explicitas e
implícitas.
(EF35LP04) Inferir
informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP05) Inferir
o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no
contexto da frase ou do texto.
(EF35LP07) Utilizar,
ao produzir um texto, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de
interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando
for o caso.
(EF35LP12) Recorrer
ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente
no caso de palavras com relações irregulares fonema/grafema.
(EF35LP14) Identificar
em textos e usar na produção textual pronomes pessoais,possessivos e
demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.
(EF15LP14)Construir
o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e
palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras,
onomatopéia)
(EF15LP14)Interpretar
recursos gráficos( tipos de balões, de letras, onomatopeia)
Objetivo de
aprendizagem:
-Produzir
histórias em quadrinhos com autonomia,
-Utilizar de
forma correta as pontuações;
-Reconhecer
o uso dos balões em cada situação do quadrinho;
-Produzir
histórias em quadrinhos, com sequência adequada as imagens;
-Saber a
diferença entre uma tirinha e a história em quadrinho;
-Utilizar
adequadamente das onomatopeias;
-Produzir
(criar) sua própria onomatopeia;
-Perceber o
sentido da onomatopeia, nos textos apresentados;
-
Identificar os elementos organizacionais e estruturais de tirinhas e sua
finalidade.
-
Interpretar textos que conjugam duas linguagens – a verbal e a não-verbal.
-
Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras
notações.
-
Estabelecer relações de continuidade temática entre os quadrinhos.
*As habilidades e objetivos não devem ser
copiados.
Atividades
1-Leia os
sons abaixo e numere de acordo:
(1) TOC...TOC... |
( )aplausos |
(2) CLAP...CLAP...CLAP... |
( )beijo |
(3) SMACK |
( )gargalhada |
(4) AH,AH,AH... |
( )bater
à porta |
2-Desenhe uma figura que represente cada onomatopeia abaixo.
MIAU |
ATCHIM |
TIC-TAC |
DLIM-DLOM |
|
3-Escreva uma onomatopeia que representa a figura.
4- Escreva uma frase usando as onomatopeias presentes nas
imagens abaixo:
Sinais
de pontuação
Os sinais
de pontuação, como são conhecidos, servem para estruturar as frases e dar lhes
sentido, ou seja conferem ritmo e sentindo ao que se pretende transmitir.
. |
O ponto final
serve para acabar uma frase; |
, |
A vírgula faz
uma pequena pausa na leitura; |
? |
O ponto de
interrogação acaba uma pergunta; |
! |
O ponto de
exclamação exprime uma admiração ou uma ordem; |
: |
Os dois pontos
indicam uma fala, uma explicação; |
... |
As reticências
inidicam que a frase foi interrompida; |
; |
O
ponto-e-vírgula serve para separar elementos de uma enumeração ou para
dividir frases; |
- |
O travessão
indica a fala dos personagens; |
( ) |
Ao parênteses
servem para separar palavras que não pertencem ao discurso; |
“ ” |
As aspas servem
para indicar a transcrição de um texto ou de uma fala de personagens. |
Comentários
Postar um comentário