Ensino Religioso Aluno José
Ensino Religioso
Habilidade(EF05ER01) Identificar e respeitar acontecimentos sagrados de diferentes culturas e tradições religiosas como recurso para preservar a memória.
Reconhecer a importância da alteridade e do respeito às diferenças na convivência com pessoas de diferentes crenças e religiões;
-Identificar a
diversidade cultural religiosa,exercitando o diálogo inter-religioso;
-Conhecer os textos
sagrados, identificando-as como métodos e práticas que permitem a relação com o
sagrado;
-Identificar
rituais, estabelecendo seus significados;
-Identificar
espaços sagrados, analisando a sua função religiosa e social.
*Habilidades e Objetivos não devem ser copiados no caderno.
Os textos sagrados
O ensinamento religioso na maioria das vezes é transmitido para as
pessoas através de textos, estes textos muitas vezes são escritos e constituem
os livros sagrados.
Outras vezes, eles são contados verbalmente: são as
histórias sagradas de transmissão oral.
Outras vezes as ideias sagradas são desenhadas e
pintadas, como por exemplo, as pinturas encontradas nas paredes das igrejas,
templos, vitrais, etc.
Existem muitas religiões no mundo, todas elas com ideias que orientam os
seus seguidores quanto às formas de se viver em comunidade e em sintonia
com o Sagrado.
Vamos ver agora algumas destas ideias:
Uma mensagem hinduísta: “Não
faças aos outros aquilo que, se a você fosse feito, causar-lhe-ia dor”.
Uma mensagem budista: “De
cinco maneiras um verdadeiro líder deve tratar os seus amigos e dependentes:
com generosidade, cortesia, benevolência, dando o que deles espera receber e
sendo fiel à sua própria palavra”.
Uma mensagem judaica: “Não
faça ao seu semelhante aquilo que para você é doloroso”.
Uma mensagem taoísta:
“Considera o lucro do seu vizinho como seu próprio e o prejuízo dele como se
também fosse eu.”
Uma mensagem cristã:”Tudo
quanto quer que os outros façam para você faça-o também para eles”.
Uma mensagem muçulmana:
“Ninguém pode ser um fiel até que ame o seu irmão como a si mesmo.”
Informações complementares
O Hinduísmo é
uma religião que surgiu na Índia e que se preocupa muito com o aprimoramento
espiritual das pessoas. O Budismo também
nasceu na Índia com a experiência de Buda, e tem como preocupação principal a
compaixão por todos os seres, compaixão significa sentir piedade quando
alguém sobre algum tipo de mal e fazer o possível para ajudar. O Judaísmo surgiu
no Oriente Médio e tem como ponto chave a justiça, isto significa viver de
forma justa não prejudicando seus companheiros e praticando a caridade. O Taoísmo é
uma religião que começou na China. Seus seguidores buscam compreender a vida
de forma bastante profunda, percebendo qual é a essência de todas as coisas. O Cristianismo nasceu
no Oriente Médio assim como o Judaísmo. Sofreu forte influência do pensamento
judaico, se organizou e se diferenciou desta após os ensinamentos de Jesus
Cristo. Para os cristãos o amor fraterno é fundamento da vida. O Islamismo, organizado
por Maomé (630) também surgiu no Oriente Médio. O ponto principal desta
religião é a crença e submissão a um único Deus, Alá. |
Atividades
Responda ao questionário em
seu caderno.
Dados Pessoais: Nome:_____________________________________ Idade:____________
Sexo:_______________________
Questões:
1) Você
possui alguma religião? ( )
SIM ( )
NÃO
2) Em
caso afirmativo, escreva o nome da mesma:
__________________________________________________________ 3) Com que
frequência participa das atividades vinculadas à sua opção religiosa? ( )
diariamente ( )
semanalmente ( )
mensalmente ( )
anualmente |
2- Escreva
falando um pouco sobre a sua fé, crença religiosa. (Essa atividade pode ser
feita no caderno ou em uma folha sulfite).
3- Escreva
uma frase falando sobre a importância de se respeitar a diversidade e a
liberdade religiosa e depois ilustre.
4- Pesquisa
sobre as religiões existentes em nosso País.
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